“Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (Chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens.” NA MESMA HORA ABANDONARAM SUAS REDES E O SEGUIRAM. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e ELES ABANDONARAM A BARCA E SEU PAI E O SEGUIRAM.” Mateus 4,18-22
Olá amados e irmãos! Que o Espírito Santo te conduza nesse momento de leitura fazendo com que as palavras de Jesus encontrem terra fértil para bons frutos brotarem.
Façamos uma reflexão do Evangelho descrito acima. Há um detalhe que nos surpreende. Homens que trabalhavam como o costume, e de repente passa Jesus naquele local e os convida, os chama a seguir e caminhar com Ele daí por diante. Atentamente, perceba como esses homens reagem após esse convite tão sério e inesperado. Que tal reler o trecho citado?!
Isso mesmo, na mesma hora, sem pensar duas vezes, sem ir se despedir ou buscar algo, na mesma hora eles abandonaram suas redes, sua barca, seu pai e seguiram Jesus. Seguiram seus ensinamentos, começaram a caminhar com Ele.
Essa atitude, totalmente disponível dos discípulos nos leva a olhar para nós, nossas atitudes. Também somos chamados, Jesus também passa em nossa vida e diz: “Vem após mim, segui-me, vem caminhar comigo.” Essa condição de escolhido não é privilégio somente dos discípulos. Pois bem, diante disso, qual é a nossa reação? Qual resposta e principalmente, como tem sido essa resposta diante do chamado do Senhor?
Quando Jonas se desviou do caminho proposto e desobediente não agiu como convém diante da ordem de Deus, foi parar na escuridão do ventre da baleia (Jonas 1,1-3.2,1). Isso mostra que uma resposta preguiçosa, cheia de desculpas ou qualquer tipo de estratégia para fugir ou maquiar a vontade de Deus pode trazer grandes consequências.
Nosso sim ao convite do Senhor deve ser dado com grande prazer: “Eis que venho Senhor, com prazer faço a Vossa vontade.” (Salmo 39). Com carinho, com prontidão devemos seguir seus ensinamentos e deixar-nos guiar por eles.
Sabe por que esses homens aceitaram tão prontamente? Simplesmente pelo fato de ser Jesus quem os chamava. Era àquele Homem que fazia curas, que foi anunciado pelos profetas, era o Filho de Deus quem estendia a mão! É para o Filho de Deus que devemos dar o nosso melhor com alegria, boa vontade, com prazer. É por Ele que não podemos fugir, adiar ou menosprezar o serviço. E ainda que pareça de imediato, uma atitude cheia de perdas e prejuízos, lembre que às vezes é necessário perder para ganhar.
Com alegria e sinceridade rezemos isso:
Sim, eu estou disponível Jesus!
Paz, alegria e unção
Meire Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário